O Museu da Ciência e da Cultura do Mar – Museu do Mar – é um projeto do Núcleo Interdisciplinar UFRJMar. O objetivo principal é criar um polo de referência da cultura marítima brasileira por meio de um centro de educação e divulgação científica de ponta, especializado nas áreas da preservação ambiental, ecologia e biologia marinha. O projeto constituirá mais um dos nós da rede de Preservação da Memória Marítima brasileira, criada pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – que já conta com dois museus: o Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, e o CVT Estaleiro Escola, em São Luis do Maranhão.
Além de disponibilizar para o público modelos e réplicas de embarcações típicas da tradição marítima brasileira, sobretudo em pesca artesanal e serviços diversos, o Museu do Mar pretende reunir um acervo de vídeos e documentários científicos, nacionais e internacionais, com material audiovisual produzido pelas equipes da UFRJ e também de instituições e organizações parceiras. Será criada também uma biblioteca com livros didáticos e de literatura sobre os temas da tradição marítima, da pesca e da construção de embarcações.
O Museu está localizado no Hangar do Catalão, na Ilha do Fundão, um lugar de grande riqueza natural, mas também muito impactado pela poluição da Bahia de Guanabara. Esse ambiente é favorável para a realização de atividades interativas, palestras e oficinas relativas à preservação do ambiente marinho e ao impacto da poluição, propiciando a atuação direta dos alunos com o objeto de estudo. Essas atividades incluirão a observação de criaturas marinhas em aquários e pelo microscópio, passeio e pesquisa no mangue ao redor do Hangar, oficinas de biologia marinha e aquicultura e vários jogos interativos.
O Museu do Mar oferecerá também várias atividades relacionadas à construção naval, à pesca e à vida no mar. Nele estarão organizadas, de forma permanente, as oficinas tradicionalmente desenvolvidas para o Festival UFRJ Mar – um evento de interdisciplinar que há 9 anos leva a produção acadêmica da universidade para as comunidades do interior do estado e se configura como o maior evento de extensão da UFRJ.
O Museu do Mar pretende atender alunos de escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, do pré-escolar ao ensino médio. A equipe que atualmente trabalha na criação do Museu do Mar inclui biólogos, engenheiros, cenógrafos, arquitetos e especialistas em comunicação científica.
No dia 15 de dezembro de 2010, ocorreu a festa de abertura do Museu da Ciência e Cultura do Mar à comunidade acadêmica. Nesse processo de consolidação que o Museu vem passando, onde envolve o estudo e o levantamento de suas atividades, acervos, ambientes, entre tantos outros aspectos importantes a dinâmica eficiente e enriquecedora de retorno e troca à sociedade, foram apresentadas exposições de projetos e oficinas em laço com o Núcleo Interdisciplinar UFRJ-mar, além das salas multimídias e da biblioteca, espaço estes para ações educativas, palestras, pesquisas e afins. Entre o material exposto foi possível explorar embarcações movidas a energia solar, a vela e a remo, e seus respectivos projetos, equipamentos de mergulho e navegação, entre muitas outras curiosidades e encantamentos junto ao mar. Em breve estaremos divulgando nossa programação e a data de inauguração do Museu do Mar.
Saiba mais sobre o Museu do Mar aqui