Cabo Frio

A história do Núcleo UFRJMar em Cabo Frio começa em outubro de 2005, quando a cidade sediou o 6º Festival UFRJMar. Desde então, outras cinco edições do evento foram realizadas na cidade.

O Festival demonstrou para o governo Municipal e para a comunidade local as possibilidades de ações permanentes, que foram discutidas desde 2006. Entre essas ações constam: a criação de programas para professores da rede pública de ensino, de um Colégio Politécnico, de uma Marina Escola, de uma Estação de Oceanografia e Aquicultura e a criação de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) voltado para a Pesca, para a indústria náutica e para o turismo.

Em maio de 2007, durante o 9º Festival UFRJMar, fortaleceu os laços com o poder público local: a Prefeitura cedeu uma área de 10.000 metros quadrados para a instalação de laboratórios e da sede do CVT, onde planeja-se construir a Estação de Oceanografia e Aquicultura de Cabo Frio.

Em 2008, o Colégio Politécnico de Cabo Frio iniciou suas atividades e, com apenas três meses de funcionamento, seus cerca de 90 alunos se mobilizaram para realizar o 10º Festival UFRJ Mar, atuando como monitores de sete oficinas, no Parque Dormitório das Garças. Também neste ano, a Marina Escola de Cabo Frio foi regularizada junto à Marinha. A UFRJ doou para a Marina o barco-escola “Cabo Frio”, um MV-25 projetado e construído no Polo Náutico da UFRJ, que possibilitou a oferta de aulas de vela para alunos da rede pública e população local. Ainda em 2008, a universidade construiu e instalou um píer flutuante.

O Instituto Federal Fluminense, mais conhecido como IFF, vai incorporar ao seu corpo discente os 67 estudantes que participavam do chamado Instituto Politécnico de Cabo Frio, projeto iniciado na UFRJ em 2008. A decisão foi tomada pelo Conselho Superior (Consup) da instituição, em reunião extraordinária no dia 4 de agosto de 2016, em Campos dos Goytacazes, com a presença do reitor da UFRJ, Roberto Leher, e da pró-reitora de Extensão da UFRJ, Maria Malta.

Saiba mais:

conexao.ufrj.br/2016/08/alunos-do-instituto-politecnico-serao-transferidos-para-o-iff