UFRJMar
Realização: Junho de 2013 – Cabo Frio
O XIV Festival UFRJMar aconteceu no Instituto Politécnico da UFRJ em Cabo Frio, a história do Festival é bem mais longa do que a da escola. O primeiro registro que temos é que ele começou em 2002 na Ilha Grande e de lá para cá ele passeou por muitas cidades e lugares, oferecendo as comunidades locais um pouco de conhecimento e cultura através das oficinas propostas.
O curso técnico de Cultura Marítima ofereceu ao publico oficinas relacionadas aos projetos pedagógicos de 2013 tais como: Maricultura, Nós, Vela, Mergulho e de Pranchas de Agave.
A turma do segundo ano, ofereceu ao UFRJmar a oficina de Pranchas de Agave, em que foi proporcionado aos visitantes a experiência de construir pranchas e conhecer a Agave, que além de ser um material alternativo ao poliuretano, é encontrado na natureza em abundância.
A oficina de Maricultura foi oferecida pelo terceiro ano, e mostrou aos visitantes a atividade de pesca e suas técnicas, tais como: tarrafa, arrastão, pulsar, rapena e etc, além dos materiais necessários, e a diferença entre eles. Como por exemplo, qual anzol é o indicado para os tipos de pesca.
A turma do quarto ano foi dividida em três grupos para realizar as oficinas do festival, dentre eles: nós, vela e mergulho. A oficina de Nós ficou responsável pela explicação, e demonstração de alguns tipos de nós utilizados nas embarcações, tais como: nó oito, lais de guia, nó de forca, entre outros. Além disso, era oferecida aos visitantes uma lembrança da oficina. Na oficina de vela foi mostrada a utilidade de alguns nós no veleiro, a montagem do barco e suas partes, além de oferecer a prática no barco a vela.
E na oficina de mergulho foram apresentados alguns equipamentos básicos para a prática da atividade, tais como snorkel, pé de pato, máscara, roupa, peso, além de suas utilidades e forma correta de uso.
A oficina “O homem e a natureza” teve o objetivo de mostrar a importância das bioconstruções, através da criação de “esculturas” com varetas e nós. A sala temática não fugiu muito do tema sustentável, pois através das cadeiras da sala foi mostrado um pouco sobre reciclagem. Também foram ensinados alguns conceitos e, ao final, a construção de uma mini geodésica.
Tradicionalmente o UFRJMar conta com a oficina de escalada, que dessa vez foi oferecida pelo 9º ano. Esta foi divida em três partes: teórica, que ficou responsável pela explicação do esporte, e sua história em geral. foi explicado também sobre quais são os equipamentos, o uso correto e sua importância no esporte.
A parte prática, foi a vivência da escalada no muro, e foi a mais esperada, muitos queriam ‘’pular’’ as etapas anteriores, mas elas eram de grande importância para que não houvesse acidentes durante a escalada. Essa foi com certeza a oficina mais procurada por todos, pelo fato de ser uma tradição do festival e talvez a única chance de muitos de terem algum contato prático com tal esporte.