O projeto do Festival UFRJMar foi formulado a partir de ideia do Professor Carlos Lessa com o objetivo de promover uma estratégia de interiorização da UFRJ. A ideia era simples: realizar eventos de extensão capazes de divulgar a produção acadêmica da UFRJ, sobretudo aquelas relativas ao mar e a indústria marítima, em regiões onde a UFRJ fosse pouco conhecida, ao mesmo tempo, em que se iniciava um processo de conhecimento e de aproximação da sociedade local e dos governos locais, além de promover a integração da comunidade interna da UFRJ. Foram realizados nove eventos. Os dois primeiros como projetos piloto.
A experiência indicou o dinamismo da proposta de realização de oficinas para alunos e professores da rede pública, onde fossem realizados trabalhos pelos participantes com o objetivo de divulgar conhecimentos e novas formas de ensinar. As oficinas se tornaram a marca registrada do Festival. Formuladas organizadas e realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação sob orientação de professores da universidade já começam a se institucionalizar como créditos ou projetos de prática de ensino e outras disciplinas.
Na 9ª edição do Festival UFRJMar realizada em maio de 2007 na cidade de Cabo Frio o evento reuniu cerca de 800 alunos de graduação e pós-graduação da UFRJ e 150 docentes e servidores técnicos e administrativos, que atenderam a cerca de 40.000 pessoas em quatro dias de atividades. As mais de 50 oficinas mobilizaram alunos e professores de todos os Centros da Universidade marcando a consolidação da estratégia de promover a integração da comunidade acadêmica.
Como estratégia de interiorização também alcançou alguns de seus objetivos principais. Foram assinados convênios na abertura do evento para a criação de um Centro Vocacional Tecnológico para indústria náutica, pesca e turismo, a criação de uma Escola Técnica em consórcio e um Polo Náutico, também administrado em conjunto com a Prefeitura Municipal de Cabo Frio, marcando o início de atividades permanente da UFRJ na região.
O Festival UFRJMar continua sendo uma importante estratégia de promover a interiorização e para reverter o quadro de fragmentação da estrutura acadêmica da UFRJ. Pela sua dimensão e complexidade está exigindo a formação de uma equipe que se dedique exclusivamente a sua promoção e realização. Precisa também de investimentos permanentes visando à redução do custo e a elevação da qualidade de suas atividades.
Em 2010, o Festival UFRJMar passou a ser realizado pelo recém-criado Museu do Mar da UFRJ.
O Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides), Órgão Suplementar do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2014 passou a realizar anualmente o UFRJMar para perpetuar este trabalho considerado relevante para a comunidade universitária.
O evento tem como principais objetivos:
- Promover uma estratégia de interiorização da UFRJ;
- Divulgar a produção científica;
- Estimular programas e ações permanentes visando o desenvolvimento regional;
- Expandir e divulgar o ensino interdisciplinar e a educação pelo trabalho.
Através da metodologia da investigação, baseada em autorreflexão incentivada pelos “oficineiros”, os atores – crianças e jovens da rede pública e particular de ensino e a comunidade de maneira coletiva, são convidados à reflexão dos saberes, construindo e desconstruindo práticas através da experimentação.
As oficinas, que se tornaram a marca registrada do Festival, são desenvolvidas, organizadas e realizadas por alunos de graduação e pós-graduação, sob orientação de professores da UFRJ. A repercussão e conquistas do Festival são significativas e atualmente o projeto encontra-se disseminado em regiões costeiras do estado do Rio de Janeiro como, por exemplo, Paraty, Cabo Frio e Itaipu, e cumpri a finalidade principal de atuar como espaço de reflexão e difusão do saber nestas regiões de forma consolidada e permanente.
O evento UFRJMar Paraty foi criado com a intenção de manter e fortalecer a parceria entre o Nides e as comunidades da Costa Verde e, desde de 2014, continua cumprindo um importante papel de aproximar Paraty e adjacências com a universidade e seus parceiros.
O evento UFRJMar Paraty é uma das atividades integrantes do projeto Etnodesenvolvimento e Economia Solidária em Território Quilombola na Região de Paraty com Ênfase em Aplicações de Fontes Alternativas de Energia, apreciado com recursos PIBEX-2016. O projeto realiza atividades na região da Costa Verde desde 2009, sendo contemplado em 2015 com o melhor trabalho no 12º Congresso de Extensão da UFRJ, na categoria Tecnologia e Produção.
Edições anteriores
Outros eventos:
- Semeando UFRJ Mar em Paraty – novembro de 2007
- I Festa do Mar de Paraty – setembro de 2008
- Festa do Mar e do Sol de Paraty – outubro de 2009